Como funciona?
      Em todas as reuniões ordinárias do NUPEN, uma capacitação de aproximadamente 45 minutos é ministrada por um dos integrantes do projeto. Todos os integrantes podem sugerir temas a serem abordados futuramente, cabendo ao secretário de ensino juntar todas as sugestões, escolher as melhores e mais coerentes e montar um calendário do semestre seguinte, finalmente, o calendário é apresentado em reunião para que todos os integrantes possam dar opiniões finais e fazer os últimos ajustes. Em geral, são escolhidos temas nos quais os integrantes não possuem segurança em abordar, de difícil aprendizado ou de notável importância nas campanhas e na prática clínica. Cada ciclo possui um objetivo ou tema geral, no qual todas as capacitações se encaixam, por exemplo: doença renal crônica ou distúrbios ácido-base e hidroeletrolíticos. Casos clínicos também são incluídos no calendário, objetivando exercitar a prática clínica e fixar o conteúdo abordado anteriormente.

      As capacitações de diretrizes são muito importantes. Elas ocorrem mensalmente e contam com a presença das orientadoras do projeto. Os temas contemplados são diretrizes de doenças que possuem relação com nefrologia, por exemplo: diabetes, hipertensão e lúpus. São aulas mais extensas e aprofundadas e procuram abordar as diretrizes mais atuais sobre cada tema.

      Promovemos também uma discussão baseada em casos clínicos voltada aos alunos do 2º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) no módulo: Sistema Gênito-Urinário.

      O que fizemos?
      No semestre 2012.2, foram apresentadas 14 capacitações, os temas abordados foram:

Seta dir_editado Acidose metabólica, Alcalose metabólica, Acidose e alcalose respiratória, Identificação dos distúrbios, Doença Renal Crônica 1 e 2, Osteodistrofia, Rim do idoso, Nefropatia do refluxo, Diuréticos, Vasculopatias, e 3 Casos Clínicos.

      Em 2013.1, foram apresentadas 8 capacitações, os temas abordados foram:

Seta dir_editado Abordagem de distúrbios nefrológicos comuns em emergência (cólica renal, hematúria atraumática, distúrbios do Na e K), Emergências no paciente renal crônico (Crise hipertensiva e uremia), Infecção do Trato Urinário, Revisão de Gasometria, Hemodiálise, Leptospirose, Calazar e HIV.
Seta dir_editado A conquista mais recente ocorreu nos meses de abril e maio, quando a liga realizou o I Curso de Gasometria e Distúrbios Ácido-Base em um total de 20h (vinte horas), abordando um tema considerado complexo e com muita relevância na prática clínica.

      Mas quem gerencia tudo isso?
      É função, portanto, do respectivo secretário: organizar o calendário de capacitações internas, sendo estas semanais; organizar as capacitações mensais junto às orientadoras; promover a discussão de casos clínicos; planejar atividades voltadas ao ensino nos diversos semestres do curso de Medicina; confeccionar, em conjunto com o secretário de extensão e os demais membros, materiais informativos à população geral, como banners e panfletos.

      OBSERVAÇÃO: Em breve, disponibilizaremos as capacitações aqui no site, incluindo áudio, para que possam compartilhar conhecimento conosco, incluiremos também uma área para enviarem dúvidas e sugestões de temas a serem abordados.