O objetivo dessa campanha é chamar atenção das esferas governamentais e da população em geral sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC). Atualmente, a DRC é considerada um problema de saúde pública mundial, sendo que em todo o mundo mais de um milhão de pessoas estão em diálise e outros tantos milhões apresentam algum grau de perda de função renal. Quando levamos em conta os pacientes com DRC leve a moderada, os números são ainda mais assustadores.

Estudos populacionais em diferentes países têm demonstrado prevalência de Doença Renal Crônica (DRC) de 7.2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos. Em seus estágios avançados, a DRC está relacionada à aumento de internações hospitalares, mortalidade cardiovascular, grande impacto na qualidade de vida e elevados custo para a saúde pública. Mesmo em estágios iniciais, como o estágio II (filtração glomerular entre 60 e 90 ml/min), a chance de morrer por doença cardiovascular é 46% maior, sendo de 136% no estágio III, em relação a pacientes sem a doença renal. Em pacientes em diálise, a mortalidade eleva-se de forma assustadora: um indivíduo de 30 anos em diálise tem a chance de morrer semelhante à um indivíduo de 80 anos sem a doença renal.

Os principais fatores de risco para a DRC são a hipertensão arterial, o diabetes melittus, sobrepeso, tabagismo, idade acima de 50 anos, história familiar de doença renal e o histórico pessoal de algum tipo de doença renal. Entre a população adulta brasileira, estimase que tenham:
• 30 milhões de hipertensos (24,4%),
• 7 milhões de diabéticos (5,8%)
• 17 milhões de obesos (13,9%)
• 17 milhões de idosos.

Estima-se que no Brasil 10 milhões de indivíduos tenham algum grau de DRC. A prevalência de DRC é de 50/100.000 habitantes, inferior ao que é visto nos Estados Unidos (110/100.000) e no Japão (205/100.000) o que sugere que seja uma doença subdiagnosticada em nosso meio. De acordo com o último Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia existem mais de 90 mil brasileiros em diálise, sendo 90% em hemodiálise, com um custo anual de dois bilhões de reais. Na última década, houve um aumento de mais de 100% no número de pacientes em diálise. Como causa de DRC, o censo apontou 35,2% para hipertensão, 27,5% para diabetes, 12,6% para glomerulonefrites, 4,2% para doença renal policística e 20,5% para outros diagnósticos. A mortalidade dos pacientes em diálise é de 17%, sendo observado aumento progressivo nos últimos anos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia